Júlia Santos - nov 22, 2019

Entenda melhor sobre os cursos tecnólogos

Você, certamente, já ouviu dizer que “tempo é dinheiro” e em um mercado de trabalho tão competitivo isso não deixa de ser verdade. Os cursos tecnólogos oferecem a possibilidade de se obter um diploma em menos tempo, receber uma formação mais direcionada e já entrar em um determinado ramo profissional.

Esse tipo de graduação tem se tornado cada vez mais comum no Brasil: o número de matrículas dobrou nos últimos 10 anos, segundo o Ministério da Educação. A saída da faculdade é rápida, mas que outras vantagens um curso tecnólogo traz? Será que vale a pena mesmo investir em um curso como esse?

Saiba como garantir sua entrada em uma Faculdade

Diferentes formas de cursar o Ensino Superior

Quando pensamos em fazer faculdade, licenciatura e bacharelado são as primeiras opções que nos vêm à cabeça. No entanto, os cursos tecnólogos surgem como uma alternativa mais rápida e igualmente qualificada.

A formação tem duração de 2 a 3 anos, enquanto que as licenciaturas e bacharelados vão, normalmente, de 3 a 6 anos. Vale ressaltar que, as três graduações têm o mesmo valor em termos de nível e equivalem ao Ensino Superior. O diploma de tecnólogo, por exemplo, é aceito como comprovação de grau em concursos públicos que exigem essa graduação.

O curso tecnólogo, no entanto, é mais rápido porque ele é muito mais direcionado. Ao invés de abranger toda uma área de conhecimento, ele foca em um campo específico ou setor. O profissional sai da faculdade preparado para preencher uma lacuna do mercado de trabalho.

Curso tecnológico X curso técnico

O tecnólogo, também chamado de curso tecnológico, é muitas vezes confundido com o curso técnico, o que causa desconfiança sobre o fato de corresponder ao nível Superior. Curso tecnólogo e curso técnico são coisas diferentes.

Para chegar ao tecnológico, é preciso ter concluído antes o Ensino Médio. O curso técnico, por sua vez, pode corresponder ao Ensino Médio, portanto, não exige  que o estudante já o tenha finalizado. Além disso, a conclusão de um curso técnico não corresponde ao Ensino Superior.

tudo sobre os cursos tecnólogos

Onde estudar 

Escolher uma instituição de ensino de qualidade é o primeiro passo para que o seu ensino superior seja um excelente investimento. Com a curta duração dos cursos tecnólogos, é ainda mais importante que a metodologia de ensino seja adequada e que faça o tempo render.

Na Doctum, a preocupação com o progresso dos alunos é real. Aqueles que optam pela modalidade EaD podem gerir o aprendizado de acordo com a sua rotina e quem escolhe a presencial, participa de um método ativo de ensino, onde o aluno é o protagonista.

Os tecnólogos disponíveis na Rede Doctum são os seguintes:

Existem vários caminhos para o sucesso e um deles pode ser através de um bom curso tecnológico. Avalie se essa é a melhor opção para você!

Confira o eBook 'Guia dos cursos de graduação: Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo?' da Rede de Ensino Doctum

Escrito por Júlia Santos