Júlia Santos - nov 25, 2019

Como são as atividades práticas do curso de Medicina Veterinária?

Uma parte importante do curso de Medicina Veterinária são as atividades práticas. Tal como acontece com a própria Medicina, são os exercícios, simulações e atendimentos que dão ao futuro profissional o traquejo para diagnosticar e tratar. Afinal, uma coisa é ler livros sobre o assunto e outra bem diferente é estar cara a cara com o problema.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Doctum não saem da graduação sem saber o que é de fato a prática. Durante os 5 anos de curso, as atividades práticas estão presentes em absolutamente todos os períodos e ocupam um total de 1.390 horas de carga horária.

atividades no curso de medicina veterinária

Mas como são essas aulas? O que acontece nelas? Há contato direto com os animais? São usados apenas animais domésticos? Para responder a essas e outras questões, reunimos alguns dos tipos mais comuns de práticas realizadas nos cursos de Medicina Veterinária. 

Observação do comportamento do animal e recolha de material

A prática no aprendizado dos futuros veterinários é um assunto tão sério que o próprio CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) tem um documento sobre esse assunto, especificamente quando acontece no contexto de um Hospital, Clínica ou Fazenda de Ensino.

Em qualquer um desses ambientes, a atividade prática básica consiste em observar o animal. Seja para perceber o seu estado geral se tiver alguma doença, seja para conhecer a sua anatomia. Esse contato é importante até para que o estudante quebre algumas barreiras, uma vez que nem sempre os pacientes serão apenas cãezinhos e gatinhos fofos.

Nesse momento, o professor/orientador ainda pode solicitar a recolha de material do animal para exames. Sangue, fezes e urina estão entre os mais comuns.

Saiba como garantir sua entrada em uma Faculdade

Atendimento em consultas

O veterinário não precisa necessariamente apenas atender em clínicas e dar consultas. Ele tem todo um campo profissional para explorar, mas precisa da experiência. 

Com o apoio do professor, ele se vê diante de casos clínicos de verdade e tem a oportunidade de ligar o que aprendeu com os livros e em sala de aula com a realidade. É uma excelente forma de desenvolver a sua própria estratégia de comunicação com os bichinhos. Eles são os seus pacientes. Como você vai abordá-los?

Realização de procedimentos sob supervisão

Quem diria que, mesmo antes de sair da faculdade de Medicina Veterinária, você pode participar da sua primeira cirurgia. Sabia disso? Claro que isso não acontece logo nos primeiros períodos e nem de forma totalmente independente, mas é de extrema importância.

Tratar e curar seres vivos exige muito cuidado e precisão. Fora da faculdade não vai haver alguém para supervisionar o trabalho e que diga onde e como errou. O melhor é aproveitar enquanto essa oportunidade existe.

Fazendo o seu curso de Medicina Veterinária na Doctum, essas são apenas algumas das atividades que poderá encontrar nos 10 períodos. O nosso time de profissionais é especialista em formar vencedores. Esperamos que você seja o próximo!

curso de Medicina Veterinária

Escrito por Júlia Santos