Júlia Santos - mar 9, 2020

Quando começa a separação da vida profissional e pessoal? Entenda!

Muitos estudantes acreditam que existe uma linha clara que separa a vida acadêmica da vida profissional. Aparentemente, só depois do fim da graduação é que deve ser feita a entrada no mercado de trabalho, onde as questões inerentes a esse processo devem surgir. Certo? Errado!

Uma carreira de sucesso, na verdade, começa logo no início do curso superior e depende muito da atitude do estudante. É preciso saber aproveitar as oportunidades de crescimento que surgem pelo caminho durante este período e dar lugar à proatividade. Não sabe por onde começar? Confira algumas dicas!

como elaborar um currículo

Não deixe para depois

Talvez a sugestão mais óbvia, mas mais importante, seja essa: não adie esse início de carreira. Como já foi dito antes, esperar pelo fim da faculdade para só então achar que é o momento de ter uma vida profissional é um engano.

A base adquirida durante o curso é fundamental para o exercício da profissão, assim como a certificação emitida após o último período. No entanto, ao longo da graduação, é possível adquirir outras experiências e enriquecer o currículo.

Além disso, a própria mudança de mentalidade vai fazer com que você encare a etapa acadêmica com mais seriedade e comprometimento.

Faça networking

Como começar uma carreira sem contatos? Impossível! Aliás, é até possível, mas a verdade é que o caminho é bem mais acidentado sem saber com quem contar. 

Nos anos em que estiver na graduação, aproveite para frequentar eventos acadêmicos, debates, seminários, contate alunos de outros cursos, outros períodos, outras instituições, mantenha uma relação cordial com os seus professores. 

O que está em causa aqui não é apenas precisar das pessoas, mas ter relacionamentos genuínos baseados na honestidade. Fazer networking é mais sobre criar uma rede de confiança e menos sobre conectar-se apenas com quem pode trazer apenas algum benefício.

como se organizar nos estudos

Defina os seus objetivos

Nunca é cedo para começar a pensar no futuro. Então, por que não começar a se planejar? A definição de objetivos ajuda, até mesmo, a equilibrar vida pessoal e profissional.

Leve em consideração o que pode ser realizado a curto, médio e longo prazo. Inclua quando pretende realizar outras formações, além da graduação, que possam complementar os seus conhecimentos.

Estágios e trainees são sempre uma boa forma de começar

Na dúvida, invista sempre em um estágio ou em um programa de trainee. Se possível, nos dois. Muitos cursos já incluem pelo menos um período de estágio obrigatório na grade curricular, dada a importância desse encontro entre teoria e prática ainda na faculdade.

Mesmo que a atividade não faça parte da matriz da sua graduação, procure por uma vaga e não tenha medo da falta de experiência. Você estará lá para aprender. Esse intenso período de aprendizado, além de trazer novas competências, agregará ainda mais valor ao currículo.

Os trainees, mais focados em egressos ou alunos dos últimos períodos, também cumprem a mesma função. No entanto, o nível de exigência esperado pode ser maior.

E então, preparado para lançar a sua carreira depois dessas dicas valiosas?

Confira o eBook 'Manual de como elaborar um currículo para a conquista do primeiro emprego' da Rede de Ensino Doctum

Escrito por Júlia Santos