Júlia Santos - mar 6, 2020

Como é a profissão e o mercado do curso de Serviço Social?

A carreira em Serviço Social tem o foco na execução de políticas públicas inclusivas, mas também encontra cada vez mais espaço no setor privado. O trabalho dos profissionais junto de grupos em situação de vulnerabilidade é de extrema importância para o avanço dos direitos sociais e um maior equilíbrio na sociedade.

Tudo o que se estuda no curso de Serviço Social é voltado para desenvolver e aprimorar essa consciência do estudante que será, em breve, um agente de mudanças. Saiba mais sobre essa graduação e o panorama do mercado de trabalho para a área.

Saiba como garantir sua entrada em uma Faculdade

Qual o objetivo do curso de Serviço Social?

Para compreender melhor os contornos deste setor e as possibilidades para quem faz a formação, é fundamental entender como é o curso de Serviço Social. 

O bacharelado tem duração de 4 anos e está incluído na área de Humanas, o que significa que os principais eixos de estudo incluem História, Sociologia e Antropologia, por exemplo. Algumas das disciplinas presentes na matriz curricular da graduação são:

  • Pensamento Social;
  • Teoria Política;
  • Antropologia Social;
  • Acumulação Capitalista e Desigualdade Social;
  • Cultura e Movimentos Sociais;
  • Política Social Setorial;
  • Psicologia e Sociedade.

A estrutura do curso tenciona formar profissionais que tenham um pensamento crítico bem desenvolvido e que sejam dotados de um senso de justiça social. Desta forma, conseguirão atuar com integridade em um setor que lida com desigualdades e exclusão.

O principal meio de trabalho para os assistentes sociais ainda está concentrado na esfera pública. Diretamente ligada aos direitos humanos, a área teve uma grande expansão especialmente nas duas últimas décadas com políticas assistencialistas de combate à pobreza e à fome, de alfabetização, habitação e acesso à educação. As vagas nesses órgãos, normalmente atribuídas por concursos, são também aquelas com as remunerações mais altas. 

A demanda por profissionais também tem crescido entre empresas privadas. Nesses casos, estão normalmente envolvidos com o campo de responsabilidade social da mesma, voltado para os próprios funcionários e/ou para projetos externos.

Organizações não governamentais, creches, escolas, hospitais, sindicatos e estabelecimentos prisionais são alguns dos locais onde há vagas para para assistentes sociais.

De acordo com o site Salario.com.br, a remuneração média no Brasil para a categoria é de R$ 2.717,86.

Onde fazer o curso?

Um sólido percurso profissional em Serviço Social ou em qualquer outra área começa com um primeiro passo: uma formação superior conceituada e de alto nível. Na Doctum, você encontra exatamente isso.

Considerada uma das 50 melhores instituições de ensino do país pelo Ministério da Educação, a faculdade conta com a graduação em Serviço Social nas modalidades presencial e EaD. A qualidade já característica da Rede de Ensino está presente nos dois formatos.

Modalidades de ensino superior

Para que os futuros assistentes sociais saiam do curso ainda mais capacitados, a Doctum pensa no futuro e, por isso, estruturou uma graduação que conta com quatro períodos de estágio supervisionados focados na prática.

Quer saber mais sobre este bacharelado? Entre em contato com a gente!

Tenho interesse em Serviço Social!

Escrito por Júlia Santos