Júlia Santos - nov 19, 2019

Farmacêutico, uma profissão com um mercado em ascensão

Depois de cinco anos de bacharelado, o farmacêutico sai da faculdade com a expectativa de ter uma carreira bem sucedida em uma área promissora. A formação foi dada à altura. Enquanto estudante, recebeu uma boa base sobre processos fisiológicos e um conhecimento aprofundado sobre o funcionamento dos medicamentos.

O curso de Farmácia é onde o futuro profissional percebe que existem muitos caminhos na indústria farmacêutica, e que a atualização constante do saber é fundamental. Veja por que essa é uma área em que vale a pena apostar e com ótimas perspectivas de crescimento.

mercado de trabalho em farmácia

Alta taxa de empregabilidade

Um farmacêutico bem formado e proativo não fica muito tempo fora do mercado de trabalho, pois essa é uma das áreas que mais contrata no país. A informação é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão da Secretaria de Trabalho. Segundo os dados lançados, no primeiro semestre de 2019, esse foi o segundo setor com mais contratações com carteira assinada.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), até o fim de 2018, haviam 221.258 farmacêuticos registrados, um número que não para de crescer. Apesar disso, a demanda por profissionais também é grande e tende a aumentar. 

E essa parece ser uma realidade comum também a outros países. Em Portugal, um destino comum de muitos brasileiros que decidem viver fora do país, mais de 80% dos farmacêuticos conseguem emprego em menos de três meses, e a taxa de desemprego é de apenas 4,4%.

Imprescindível para o bem estar da população

Nós nunca temos 100% de garantias em relação a nada porque tudo pode mudar, mas A verdade é que em tempos de crise esse setor dificilmente será abalado. 

Tanto a nível público como particular, existe uma tentativa de que os gastos com saúde sejam os últimos a sofrer impactos. Claro que isso nem sempre é tão linear assim e sai sempre alguém prejudicado. Mas a ideia é dizer que as pessoas continuam movimentando este setor como puderem porque precisam.

Modalidades de ensino superior

Na sua ocupação mais conhecida, atrás do balcão da Farmácia, o farmacêutico funciona como uma espécie de mediador entre o médico e o paciente. Assim, tem a oportunidade de orientar melhor sobre como tomar medicamentos e evitar que o cliente tenha problemas com automedicação.

Mas essa é apenas uma das possibilidades para quem faz graduação em Farmácia. Falaremos mais no item seguinte sobre o que mais o graduado pode fazer.

Diversas áreas de atuação

Devidamente registrado no CFF, o profissional tem 135 de áreas de atuação habilitadas pelo Conselho para escolher. 

Entre as mais comuns estão:

  • Produção de medicamentos;
  • Auditoria sanitária;
  • Cosmetologia;
  • Farmácia hospitalar e clínica; 
  • Manipulação de medicamentos;
  • Marketing Farmacêutico;
  • Controle de qualidade de alimentos.

Vai entrar no curso de Farmácia? Então comece a se preparar agora mesmo para desenvolver um sentido de dinâmica, muita proatividade e excelentes capacidades de comunicação.

O seu perfil profissional começa a ser construído mais cedo do que você imagina. Preparado para o desafio? Faça inscrição agora!

Conheça o curso de Farmácia

 

Escrito por Júlia Santos