Júlia Santos - mar 20, 2020

De que maneira posso focar mais no estudo e render mais?

Em algum momento, todos nós sentimos que teríamos um melhor rendimento se conseguíssemos focar mais nos estudos. Há fases em que a concentração parece simplesmente não existir ou, se existe, mantém-se apenas por períodos curtos. Tudo parece mais interessante do que encarar os livros.

Mesmo com uma rotina corrida e distrações, é totalmente possível estudar com qualidade e garantir um futuro muito mais promissor. Quer saber como? Então continue lendo esse texto!

Como estudar mais e melhor

Estudar é um processo mais complexo do que apenas sentar em uma cadeira e ler uma dezena de páginas. Para que a dinâmica funcione da melhor forma possível, ela deve começar antes mesmo do momento exato do aprendizado.

Confira abaixo algumas dicas que vão otimizar o seu estudo e fazer com que você obtenha os resultados que deseja.

como se organizar nos estudos

Defina metas e objetivos

Como é que você vai se concentrar no caminho se não sabe onde quer chegar? Difícil, não é mesmo?! Por isso, o mais importante para ter qualidade no estudo é definir claramente as suas metas e objetivos. Eles serão os seus guias nessa jornada e vão ajudar na manutenção do seu foco e comprometimento.

O maior objetivo será, certamente, ser aprovado na faculdade e entrar em um curso superior. Para direcionar melhor todo o seu esforço, defina qual graduação você deseja e em qual área você gostaria de atuar. Ter esse conhecimento desde cedo fará com que você se sinta muito mais motivado e ainda descubra exatamente quais disciplinas merecem mais atenção.

Para chegar a essa conclusão, investigue sobre os cursos, informe-se e invista em autoconhecimento. Analise se o seu perfil tem a ver com o da graduação que deseja cursar.

Definido o campeão dos objetivos, trace metas menores que vão orientar o caminho até lá. Elas podem ser de médio prazo como, por exemplo, resolver um simulado completo por semana até a data do vestibular, ou de curto prazo, como resolver 25 questões sobre determinado assunto entre 15h e 17h.

Dessa forma, é muito mais estimulante estudar e o rendimento durante o tempo estudado também acaba por ser muito mais positivo.  

Priorize o seu estudo

O seu foco se mantém naquilo que é uma prioridade para você. Entrar no ensino superior já foi definido como seu objetivo? Então priorize todos os passos que te conduzirão até lá, majoritariamente, o seu estudo e como você o organiza.

Você, provavelmente, terá que recusar alguns convites e fazer algumas mudanças no seu cotidiano, mas tenha em mente que é por um bem maior.

Sempre que surgir a vontade de ligar a Netflix ou, ainda, de sair com os amigos no meio da semana pra balada, lembre-se do impacto negativo que isso pode ter. Ponha o foco no seu objetivo maior definido anteriormente e relembre que só estudando você conseguirá chegar até ele.

Organize um plano de estudos

Quer uma dica mais prática de como focar mais na hora de estudar? Aqui vai: organize-se. Mesmo que você seja aquela pessoa que, supostamente, consegue dar conta de todos os afazeres na base do improviso de horários, deixe esse hábito de lado agora.

Construir um plano de estudos vai te ajudar a, primeiro, ter uma certeza de quantas horas você tem disponíveis para estudar, e, segundo, ordenar os conteúdos de forma que nada seja esquecido.

Faça um levantamento da sua rotina, com todas as atividades diárias, e contabilize as horas livres que sobram. Nelas, você vai organizar blocos de estudo, encaixando as disciplinas e atividades que precisa estudar. Revise o seu plano semanalmente para saber se algo precisa mudar e se as metas (lembra delas?) foram cumpridas.

Leve o seu cronograma com seriedade e assuma um compromisso com ele. Só assim ele terá o efeito pretendido e ajudará a maximizar o seu rendimento.

Faça pausas regulares

Não há um consenso sobre qual o tempo ideal de estudo, mas uma coisa é certa: as pausas são necessárias e de extrema importância para manter o foco. 

Já reparou que quando você estuda sem parar, em algum momento a sua atenção começa a dispersar? Por isso, mais vale fazer pausas regulares de 5 ou 10 minutos a cada 25 ou 50 minutos de atividade de aprendizado. Essa média vai de encontro à Técnica Pomodoro, desenvolvida por um estudante que reparou que rendia muito mais quando descansava durante 5 minutos depois de estudar por 25 minutos.

O que fazer nos intervalos de estudo depende de cada um. Você pode ir ao banheiro, fazer alongamento e até checar as redes sociais, desde que respeite o tempo de pausa estabelecido.

Focar nos estudos pode parecer mais difícil do que realmente é. Como você viu, os ajustes sugeridos são simples, mas funcionam. Coloque-os em prática e dê a volta por cima! O seu momento de ser aluno do ensino superior está mais perto do que imagina.

como se organizar nos estudos

Escrito por Júlia Santos