Júlia Santos - abr 1, 2020

Conheça as profissões na área de saúde e bem-estar

As profissões na área da saúde têm um grande impacto na qualidade de vida das pessoas. São os profissionais desse setor que lidam com os pacientes em momentos de dor e sofrimento, promovem o diagnóstico e tratamento. No entanto, e graças a uma maior preocupação atualmente com a prevenção, também auxiliam na adoção de comportamentos mais saudáveis e mudanças no estilo de vida.

Você se identifica com a área da saúde e gostaria de conhecer melhor os cursos ofertamos pelo ramo? Então dê uma olhada neste artigo para descobrir algumas das principais graduações que permitirão que você cuide do bem-estar de muita gente.

Educação Física

Engana-se quem pensa que cuidar do bem-estar é apenas ir ao médico! Os profissionais de Educação Física têm um papel importante na orientação da prática de exercícios físicos de forma a melhorar e não comprometer a saúde.

curso de educação física

Ofertado como licenciatura ou bacharelado, o curso tem uma duração média de 4 anos e permite a atuação em escolas, academias, associações esportivas e como personal trainer.

Enfermagem

Como não lembrar dos enfermeiros na hora em que se fala sobre prestar ou receber cuidados de saúde? Esses profissionais estão na linha de frente dos hospitais, clínicas e outras unidades de atendimento, prestando um primeiro atendimento aos pacientes e atendendo situações emergenciais. Também acompanham pessoas que precisam de atendimento em casa, como idosos ou pessoas com doenças extremamente incapacitantes. 

curso de enfermagem

Se está em dúvida sobre qual área da saúde escolher, saiba que essa é uma das graduações mais procuradas do país dentro do setor. Os dados são do Censo do Ensino Superior de 2018, o mais recente publicado até o momento.

Medicina Veterinária

Saúde para as pessoas, mas também para os animais. E é para isso que os profissionais de Medicina Veterinária trabalham. A rotina deles é focada em diagnosticar, medicar e avaliar o que é melhor para os bichinhos. Isso vale não só para as consultas, mas também para pesquisas em laboratório sobre doenças e controle dos alimentos produzidos.

Curso de Medicina Veterinária

O bacharelado em Veterinária leva cerca de 5 anos para ser concluído e inclui uma série de atividades práticas para ajudar na consolidação dos conteúdos e da postura profissional.

Odontologia

De acordo com o último Diagnóstico de Saúde Bucal do Brasil, realizado em 2010, o país passou a fazer parte do time de países com baixos índices de cáries em crianças de até 12 anos, segundo os parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde). Apesar de deixar de fora a população adulta, o indicador é positivo e mostra que o trabalho de conscientização dos odontologistas tem obtido resultados.

Faculdade de Odontologia

Mais do que recomendar uma boa higiene bucal, estes profissionais tratam de questões relacionadas a todo o aparelho oral e garantem o seu bom funcionamento. A Odontologia Estética, que trata da funcionalidade e também do aspecto visual, é um dos ramos mais promissores para a categoria.

A graduação que permite o exercício da profissão é um bacharelado que dura cerca de 5 anos.

Biomedicina

Quando se pensa nas áreas da saúde do futuro, com certeza  a Biomedicina estará lá. Esse setor é voltado para  pesquisas que muitas vezes vão descobrir medicamentos inovadores e vacinas que salvam vidas. Extremamente versátil, a carreira tem uma excelente possibilidade de crescimento e os ambientes de trabalho são os mais variados, desde laboratórios à indústria alimentícia.

A formação, com muitas atividades práticas, leva pelo menos 4 anos para ser concluída.

Farmácia

Quem nunca recorreu a um farmacêutico para pedir recomendações de medicamentos para lidar com os sintomas de um resfriado, por exemplo? Para chegar ao ponto de poder fazer qualquer indicação, esse profissional teve que estudar muito, desenvolver o olhar analítico e o senso de ética.

O bacharelado de 5 anos garante a atuação não apenas em farmácias, mas também em laboratórios, centros de pesquisa e, até mesmo, no ensino da profissão.

Fisioterapia

A Fisioterapia tem deixado de estar associada apenas ao atendimento de pessoas mais idosas e de quem precisa de reabilitação pós-lesões. Os profissionais do ramo já atuam de forma mais preventiva, atuando na reeducação da postura, por exemplo, e no exercício de músculos pouco trabalhados, como os do períneo. A intervenção de um fisioterapeuta aumenta, inquestionavelmente, a qualidade de vida, independentemente da faixa etária atendida. 

O curso que permite o exercício profissional é um bacharelado com duração de 5 anos, focado no entendimento de todo o aparelho musculoesquelético.

 

A área da saúde oferece muitas possibilidades para quem quer escolher uma carreira recompensadora. Para isso, é fundamental optar por uma formação de qualidade e que ofereça o suporte necessário para o desenvolvimento de todas as capacidades do futuro profissional. Afinal, lidar com a saúde é lidar com o bem mais precioso de cada pessoa.

como garantir sua entrada em uma Faculdade

Escrito por Júlia Santos