Os 5 melhores livros que todo bacharel em Direito deve ler
A leitura é um hábito imprescindível para qualquer aluno do curso de Direito. Ao longo dos anos de graduação, a lista de obras obrigatórias requeridas será certamente extensa. Códigos, leis e processos farão parte da vida do estudante desde o primeiro dia, um ritual de preparação para a rotina profissional.
É bom saber que, além das leituras cobradas em sala de aula, o bacharel em Direito deve se aprofundar na sua área e ler mais, sair do básico. Quanto maior for o seu conhecimento, maior a capacidade de argumentação e a chance de destaque em uma carreira concorrida.
Reconhecendo a importância de estimular essa prática, reunimos uma lista com 5 obras que todo estudante de Direito deve ler antes de acabar o curso. Confira as indicações!
Teoria Geral do Processo (Cintra, Grinover e Dinamarco)
Esse é um dos livros de Direito mais didáticos no que diz respeito a esclarecer os fundamentos do processo, seja penal, trabalhista ou civil, no Brasil. A publicação esclarece as funções do Supremo Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, fala sobre atos, prazos, provas e procedimentos, por exemplo.
Por ter uma linguagem bastante clara e objetiva, é acessível desde o início da graduação e pode acompanhar o aluno até o fim da mesma.
Teoria da Norma Jurídica (Norberto Bobbio)
Considerada um dos exemplares básicos para quem quer estudar Direito, “Teoria da Norma Jurídica” é um verdadeiro clássico do jurista italiano Norberto Bobbio. Na obra, ele, como nome já adianta, vai fundo nas normas jurídicas.
É uma leitura densa, complexa, mas fundamental para qualquer bacharel, que precisa conhecer as leis de um ponto de vista mais sistemático.
Manual de Redação da Presidência da República
Não é segredo que o vocabulário jurídico tem as suas particularidades e pode ser incompreensível para quem não o domina. Uma boa forma de começar a entender e praticar a forma como as leis são redigidas no Brasil é através deste manual.
Disponível online e gratuitamente, o guia traz também explicações sobre os tipos de documentos oficiais e dicas de ortografia e sintaxe.
O Primeiro Ano - Como se faz um advogado (Scott Turow)
Mas nem só de livros técnicos é feita a nossa lista! Também há espaço para algum entretenimento, que não deixa de ser importante no processo de aprendizagem.
A obra de 1977 narra as desventuras do autor no seu primeiro ano no curso de Direito em Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.
O Processo (Franz Kafka)
Necessária pelo seu alto valor literário, esta obra tem também um peso para os estudantes da área jurídica. O romance gira em torno da história de um processo judicial que parece não ter fim, onde o réu nunca sabe pelo que está sendo processado.
O enredo instigante e crítico também levanta questões importantes sobre as falhas no sistema judicial e a burocracia muitas vezes exagerada.
Você já conhecia algum desses livros? Se ainda não, agora sabe por onde começar para saber tudo sobre Direito.
Para saber mais sobre a faculdade de Direito, acesse esse outro artigo que fizemos especialmente para esclarecer suas dúvidas: Faculdade de Direito, o que preciso saber?