Marketing, conheça as principais áreas e suas funções
O Marketing concentra-se em perceber as necessidades do consumidor para saber qual a melhor forma de fazer com que produtos e serviços cheguem até a ele. Um dos objetivos desta área é, de fato, a venda, mas ela engloba ainda muitas outras etapas do processo e o trabalho é bem mais complexo.
Criatividade e inovação não são exemplos do que se aprende no curso de Marketing. Na verdade, o ideal é que o estudante já tenha um perfil visionário para se dar bem nas áreas do Marketing. Por outro lado, durante a graduação, aprende-se a conduzir, interpretar estudos de mercado e implementar estratégias de comunicação adequadas.
Principais tipos de Marketing
Engana-se quem pensa que esse universo é uniforme e conta com apenas uma saída profissional. Na verdade, a pluralidade é uma característica deste ramo que apresenta diferentes facetas, algumas mais conhecidas que outras. Tudo o que se estuda no curso de Marketing permite uma atuação bastante variada.
Confira abaixo as principais áreas deste setor, saiba do que elas tratam e o que fazem os seus profissionais.
Endomarketing
Nesse caso, os consumidores são os próprios funcionários da empresa. A equipe vai focar em ouvir este público e perceber como a comunicação e as políticas internas podem ser mais adequadas e inclusivas.
Esse tipo de preocupação cria um sentimento de pertencimento nos trabalhadores e faz com que eles se sintam muito mais comprometidos e engajados.
Marketing Estratégico
No fundo, tudo o que se aprende na graduação é sobre estratégia. Mas existe um setor especificamente chamado de Marketing Estratégico e a sua atuação começa mesmo antes de existir um produto ou serviço pronto para entrar no mercado.
Este ramo é responsável pelo planejamento criterioso, com obtenção de resultados a médio e longo prazo. Estudos de mercado, análise SWOT, métricas e monitoramento são algumas responsabilidades comuns dos profissionais que trabalham neste setor.
Marketing Digital
Não é exagero dizer que o Marketing Digital está com tudo nos últimos anos e a tendência é continuar. É através desta área que são pensadas e criadas diferentes formas de comunicação para as plataformas digitais.
Com a velocidade da internet e das novas tecnologias, a atualização constante do profissional e a sua dinâmica são fundamentais para o sucesso. Há bastante espaço para explorar, uma vez que as possibilidades são praticamente ilimitadas e as redes sociais são apenas uma pequena parte delas.
Marketing de Relacionamento
Como o nome deixa transparecer, o Marketing de Relacionamento vai se voltar para a fidelização do cliente. Esse setor acredita que não basta apenas entregar um bom produto, mas também oferecer um excelente serviço pós-venda.
Os profissionais deste segmento vão estudar e desenvolver estratégias para saber como acompanhar cada consumidor depois da aquisição, sem serem invasivos. Além disso, também cuidam dos relacionamentos com fornecedores e empresas parceiras para que as colaborações continuem funcionando.
Um curso tecnólogo nesta área, além de curto, pode abrir muitas possibilidades de carreira. Você já pensou em investir nesse ramo? Com que tipo de Marketing gostaria de trabalhar?