4 dicas fundamentais para passar no vestibular
O vestibular é a porta de acesso para a graduação. Seja nas instituições públicas, através do Enem, ou particulares, será sempre necessário fazer uma avaliação dos conhecimentos reunidos ao longo do Ensino Fundamental e Médio para poder entrar pela primeira vez no Ensino Superior.
Organizando a vida e a rotina, desde como estudar para o vestibular até as horas de descanso neste ano decisivo, fica tudo mais fácil.
Confira 4 dicas essenciais que todo vestibulando precisa saber para se ser aprovado de primeira no curso dos seus sonhos.
1- Ter um cronograma de estudos é fundamental
Organização é a palavra-chave para controlar os nervos e dar conta de todo o conteúdo que precisa ser estudado e revisto em ano de vestibular. Por isso, o melhor a fazer é ter um cronograma diário para cumprir.
Primeiro, reveja a sua rotina e anote tudo o que faz. Exemplo: controle se tem aulas, se frequenta algum curso pré-vestibular, se trabalha, quanto tempo gasta com deslocamentos. Seja realista com as horas que realmente sobram para estudar.
A seguir, distribua as matérias e os conteúdos ao longo da semana de uma maneira homogênea, idealmente alternando entre disciplinas de Exatas e de Humanas.
2- Entenda o seu estilo de aprendizado
Todos nós fixamos os conteúdos de uma forma diferente. Há quem precise apenas ler uma vez, outros entendem melhor quando falam em voz alta, e há ainda quem prefira fazer esquemas.
Teste diferentes técnicas de aprendizado e escolha aquela (ou aquelas) que tragam melhor rendimento para você. Pode responder a muitos exercícios, revisar constantemente, estudar sempre o que aprendeu durante o dia no curso/escola ou até mesmo fazer músicas com os conteúdos para ajudar na memorização.
3- Pausas são tão importantes quanto o tempo de estudo
Todo candidato sabe exatamente o que estudar para o vestibular, mas parar nunca parece ser uma opção. O nosso corpo também precisa de um tempo de descanso até para conseguir absorver tudo o que foi lido e exercitado. Durante as pausas estamos consolidando o aprendizado.
Os momentos para descanso devem existir tanto entre os blocos de estudo (intervalos de 10-15 minutos são suficientes para recarregar as baterias), como para o lazer.
Um vestibulando pode e deve sair, conviver com os amigos, ir ao cinema, divertir-se. A socialização auxilia na produção de ocitocina, hormônio da felicidade e do relaxamento.
4- Não minimize a Redação
A nota da Redação pode definir a sua aprovação! Já parou para pensar nisso? No vestibular tradicional da Doctum, por exemplo, a prova tem um total de 70 pontos.
Desses, 30 são da Redação. Já na versão agendada do exame, a avaliação é toda feita com base no texto, que vale 100 pontos.
Ao longo do ano, invista tempo em treinar a escrita. Vale a pena também buscar referências em livros, filmes, músicas para fazer citações e associações, além de, claro, manter-se atualizado e nunca escorregar na gramática!
Gostou das nossas dicas? Qual(is) dela(s) você já vem usando?